Disciplina - Matemática

Matemática

22/04/2010

06 de maio – Dia Nacional da Matemática

Por: Lucky Assessoria com Natália Prieto
Em memória ao professor e escritor carioca Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, “O Homem que calculava”, no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática - criado com o objetivo de difundir a matéria como área do conhecimento e mostrar a inter-relação de sua história com as demais áreas.
Fato comprovado cientificamente: a criança que se desenvolve bem em Matemática tende a ser polivalente e não apresenta dificuldades em outras áreas do saber. Além disso, a criança que desde pequena tem contato com a disciplina apresenta um raciocínio mais apurado, desenvolve um senso de assimilar as coisas a sua volta bem maior e se mostra mais organizada, pois na Matemática há uma lógica (um caminho) para tudo e as crianças com os exemplos recebidos no meio onde vivem, assimilam com maior facilidade essa questão.
É o caso de Agnaldo Cunha, 17 anos. Ele que cursa o 3º ano do Ensino Médio em escola pública, de Belo Horizonte, e encontrou no curso de Matemática do Kumon a chave para seu crescimento. Agnaldo sempre acreditou nos benefícios do estudo e como isto reflete na formação e aprimoramento dos princípios e habilidades de uma pessoa. O resultado não poderia ser diferente: A “parceria” só trouxe ótimos resultados para o aluno.
Durante o Ensino Médio ele conquistou muitas medalhas em Olimpíadas de Matemática. Entre elas, a mais importante foi a medalha de ouro da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, que recebeu do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, em abril deste ano, no Rio de Janeiro.
Meninas também gostam de matemática
A pequena Bruna Akemi Ying, 05 anos, São Paulo, é prova disso. Desde muito pequena sua vontade e dedicação aos estudos eram tão grandes que ela pedia para sua mãe xerocar as páginas de atividades do irmão mais velho, para estudar também. Seus pais sempre acompanharam e educação de Bruna e ajudaram muito na motivação com os estudos.
Os números, juntamente com os livros, sempre fizeram parte da vida da pequena menina. Tanto que aos dois anos já conhecia todo o alfabeto e devorava as historinhas.
Bruna é uma menina muito motivada e adora resolver os exercícios de Matemática. Como desenvolve ainda mais sua disciplina estudando no Kumon, Método que estimula o autodidatismo, sente-se desafiada para buscar novos objetivos e sempre pergunta quando não entende, mas não gosta de muita ajuda na hora de fazer correções, pois prefere encontrar sozinha seu próprio erro.
Matemática, Escola e Basquete
Nickolas Rebelo Barbosa, 12 anos, é um jovem estudante de Porto Alegre que através dos números está conquistando um outro sonho nos esportes. Vindo de uma família muito simples, Nickolas sempre gostou muito de se dedicar aos estudos e credita seu sucesso e merecimento a este esforço tão gratificante.
O menino que tinha muita vontade de entrar em um dos melhores colégios de sua cidade não mediu forças para conquistar mais este objetivo. Matriculou-se no Kumon e fez da sua paixão pelos números um forte aliado nesta realização. Além de vislumbrar outra oportunidade, praticar basquete na equipe do novo colégio.
Hoje, realizou seu sonho de ingressar no colégio e joga atualmente pelo time da escola. Sua determinação e garra com certeza fizeram toda a diferença!
A importância de inserir a Matemática o quanto antes na rotina da criança é fundamental para um desenvolvimento sem sobressaltos e de forma linear, evitando que ela venha a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.
Portanto, devemos entender que a Matemática não é uma vilã que nasceu para nos atrapalhar. Seu ensino de forma correta só traz benefícios e pode ajudar as pessoas na busca de seus objetivos e aprimoramento de diversas habilidades inerentes ao aprendizado desta ciência tão abrangente.
Este conteúdo foi acessado em 22/04/2010 do sítio Atibaianews.com.br. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.