Disciplina - Matemática

Matemática

13/07/2010

Aprender pouco é o segredo das boas notas a Matemática

Uma investigadora chinesa, residente nos Estados Unidos, descobriu a razão pela qual as crianças chinesas têm melhores notas a Matemática do que as crianças americanas, informa o "i".
Liping Ma revelou que os professores ocidentais são obrigados a aprender muito e acabam por ensinar pouco, enquanto os orientais preferem aprender pouco para ensinar bem.
A investigadora do Carnegie Foundation for Advancement of Teaching está esta semana em Lisboa e em Leiria para explicar este facto que serviu de ponto de partida para a tese de doutoramento e originou o livro "Saber Ensinar Matemática Elementar".
"Nos Estados Unidos, o objetivo é que as crianças aprendam uma Matemática muito avançada e por isso os professores são obrigados a ensinar vários temas e vários níveis de forma superficial e fragmentada", explicou.
Os chineses revelaram conhecimentos profundos na Matemática elementar e os americanos, além de não conseguirem corrigir certos erros dos alunos, cometiam eles próprios alguns enganos, desconhecendo também conceitos de aritmética.
Os chineses gostam de fazer tudo em comunidade e isso é mais uma vantagem para as crianças.
"Preparam as aulas em conjunto, debatem metodologias de trabalho em grupo e é através da discussão de ideias que descobrem as melhores formas de ensinar os conceitos matemáticos. Nos Estados Unidos, os professores têm um método de trabalho mais solitário" concluiu.
Esta notícia foi publicada em 09/07/2010 no sítio Diário Iol. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.