Disciplina - Matemática

Matemática

13/07/2010

Brasil ganha 3 medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Por: iG São Paulo
Se no futebol o Brasil não chega nem mesmo à semi-final da Copa do Mundo, na ponta do lápis a realidade é bem melhor. A equipe brasileira obteve duas medalhas de prata e uma de bronze na 51ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que está acontecendo na cidade de Astana, no Cazaquistão, até o dia 14 de julho.
Os estudantes Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador, e o carioca Matheus Secco Torres da Silva conquistaram as medalhas de prata. Gustavo Lisboa Empinotti, de Joinville, ficou com a medalha de bronze. A equipe brasileira, composta por seis estudantes, conquistou ainda três menções honrosas.
Os competidores tiveram de resolver problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. As provas foram aplicadas em dois dias e em cada dia, os participantes resolveram três problemas em 4 horas e meia de prova.
O Brasil participa das Olimpíadas Internacionais desde 1979 e já conquistou neste período um total de 90 medalhas, sendo 8 de ouro, 23 de prata e 59 de bronze. Neste ano, a equipe nacional competiu com as de outros 97 países.
Cone-Sul
No mês passado, a equipe brasileria obteve quatro medalhas na 21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que aconteceu em Águas de São Pedro, interior de São Paulo. O estudante João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza, conquistou medalha de ouro.
Gabriel Militão Vinhas Lopes, também de Fortaleza, e Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba, MInas Gerais, ganharam medalhas de prata. Caíque Porto Lira, de Fortaleza, ficou com o Bronze.
Esta notícia foi publicada em 12/07/2010 no Sítio iG. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.