Disciplina - Matemática

Matemática

17/08/2010

Matemático Newton da Costa recebe título de Doutor Honoris Causa

O matemático, lógico e filósofo paranaense Newton Carneiro Affonso da Costa será agraciado, nesta terça-feira (17), com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade de entrega da comenda acontecerá às 19h, no Auditório Professor Milton Paiva, na Reitoria da UFPB. A autora da propositura é a professora Ana Leda de Araújo, do Departamento de Filosofia da UFPB.
Newton da Costa é conhecido internacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos na área de lógica. Ele tem três graduações pela Universidade Federal do Paraná. Em 1952 formou-se em engenharia civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Na justificativa da propositura, a professora Ana Leda afirma que a concessão pela UFPB do título do Doutor Honoris Causa a Newton da Costa é um reconhecimento à inestimável contribuição do professor para o desenvolvimento científico da lógica, em especial da lógica paraconsistente. “Também se insere nas justas homenagens que o referido filósofo vem recebendo do mundo inteiro pelos seus 80 anos de idade, completados em 2009”, destaca.
Lógicas Paraconsistentes
Newton da Costa especializou-se em licenciatura de Matemática no ano de 1957 e concluiu o seu doutorado de análise matemática e análise superior em 1961, sob a orientação de Edison Farah. O homenageado pela UFPB foi professor catedrático da UFPR, professor titular de Matemática e de Filosofia na USP, e professor titular na Unicamp. O professor Newton Carneiro Affonso da Costa também foi visitante em muitas entidades de pesquisa nas Américas e na Europa. Atualmente é professor visitante do Departamento de Filosofia da Universidade Federa de Santa Catarina (UFSC).
Newton da Costa foi professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduado em Engenharia Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1964 torna-se Professor Catedrático na área de Análise Matemática e Análise Superior, nesta mesma universidade, onde lecionou por 14 anos. Tem interesses na área de Filosofia, com ênfase em Lógica Matemática, atuando principalmente nos temas “Paraconsistência” e “Fundamentos da ciência”. Foi um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, o que lhe rendeu diversos títulos nacionais e internacionais. Foi professor visitante, pesquisador ou conferencista ocasional em várias instituições do exterior.
Esta notícia foi publicada em 16/08/2010 no sítio ClickPB. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.