Disciplina - Matemática

Matemática

23/08/2010

Prêmio Fields 2010 revelados no Congresso Internacional de Matemáticos

Acabam de ser atribuídas em Hyderabad (Índia), onde decorre o Congresso Internacional de matemáticos, as Medalhas Fields para 2010. Este prémio, normalmente, considerado o "Nobel da Matemática" é atribuído de quatro em quatro anos a matemáticos com menos de 40 anos que se tenham distinguido em qualquer área desta ciência.
Os prémios de 2010 foram atribuídos a Elon Lindenstrauss, da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), pelo seu trabalho em teoria ergódica e aplicações à teoria de números. Ngô Bào Châu, vietnamita a trabalhar na Universidade Paris-Sud 11 (França) foi galardoado pelo seu trabalho na teoria das formas automórficas por aplicação de técnicas novas combinando álgebra e geometria.
Outro dos premiados é o russo Stanislav Smirnov, que trabalha na Universidade de Genebra, Suíça, pelo seu trabalho em Física Estatística, ao provar duas conjecturas antigas sobre simetrias em certos fenómenos físicos. Cedric Villani, do Instituto Henri Poincaré (França) obteve o prémio pela sua investigação sobre a equação de Boltzman da teoria cinética dos gases.
As medalhas foram entregues pessoalmente aos contemplados pela Presidente da Índia, Prathiba Patil e os respectivos cheques foram entregues pelo Presidente da União Internacional de Matemáticos - IMU, o húngaro Laszlo Lovasz.
Esta notícia foi publicada em 19/08/2010 no sítio Ciência Hoje. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.