Disciplina - Matemática

Matemática

09/09/2010

Matemático brasileiro recebe prêmio Balzan

O matemático brasileiro Jacob Palis foi um dos vencedores do prêmio Balzan, premiação científica anunciada no último dia 6 na Itália. Palis é professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, e foi agraciado com 750 mil francos suíços, ou cerca de R$ 1,3 milhão, por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos.
O pesquisador japonês Shinya Yamanaka, que conseguiu dar a células adultas características de células-tronco embrionárias, foi o outro vencedor do prêmio Balzan. A pesquisa de Yamanaka, de acordo com a organização, poderia eventualmente levar à cura de lesões da medula espinhal e outras doenças.
O prêmio de humanidades foi para dois europeus: o historiador italiano Carlo Ginzburg, o pai da micro-história (o estudo do passado com base em um enfoque em pequena escala), por suas contribuições para o estudo das pessoas comuns na Europa, e o alemão Manfred Bauneck, por seus trabalhos sobre a história do teatro europeu.
Cada vencedor ganhará 750 mil francos suíços. O prêmio foi reduzido de 1 milhão de francos suíços devido a uma menor rendimento dos investimentos da instituição. O prêmio será entregue no dia 19 de novembro em uma cerimônia em Roma.
A metade do montante recebido deve ser destinada para trabalhos de pesquisa, preferencialmente envolvidos em escola básica e pesquisa.
A Fundação Balzan, localizada em Milão e Zurique, foi criada pela família do jornalista italiano Eugênio Balzan, que fugiu de sua pátria para a Suíça em 1930 para se opor a pressão fascista.
Cada ano a premiação escolhe um tema diferente. No próximo ano os premiados serão das áreas de História Antiga, Iluminismo, Biologia Teórica e estudos sobre o início do universo.
Esta notícia foi publicada em 06/09/2010 no Último Segundo - Ciências. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.