24/09/2010

Artigo - Recurso para o Ensino de Matemática

Por: Professora Regina Célia de Menezes Brites *
O ensino no Brasil ao longo de décadas vem sofrendo mudanças, principalmente a Matemática, que é a mais atingida por criticas e adaptações, tudo para reformular as práticas educativas empregadas na escola, para que sempre esteja em sintonia com as mudanças sociais e as descobertas tecnológicas.
Devemos utilizar os recursos tecnológicos para valorizar o tempo e incentivar os alunos a reconhecer procedimentos que podem ou não a contribuir para o seu real desenvolvimento.
A tecnologia deve ser usada como recurso didático nas atividades matemáticas, pode citar a CALCULADORA como exemplo desta tecnologia. O nosso objetivo é entender como acontece a utilização ou não da calculadora na sala de aula, compreendendo a visão dos pesquisadores que aprofundaram seus estudos sobre o assunto.
Devemos tentar construir ideias em torno do que estes professores e pesquisadores pensam ou concluíram sobre a utilização desta tecnologia a CALCULADORA nas aulas de matemática.
A calculadora pode e tem sido usada como motivação para a realização de tarefas de pesquisas e de investigação, em correção de erros, a verificação de resultados, a auto-avaliação e como recursos a alunos para resultados de situações desafiadoras.
Hoje, apesar de muita resistência, devemos admitir que o mundo depende fundamentalmente da matemática. Podemos citar como o exemplo o nosso televisor, a rede telefônica que precisão das ondas eletromagnéticas, que primeiro passou pela matemática para depois ir para a física.
A tecnologia dos computadores que este presente na vida de qualquer ser humano, teve seus aspectos teóricos desenvolvido inicialmente por matemáticos como Van Neuman e A. Turing. Analisando o desenvolvimento de um simples motor, um circuito elétrico ou um “chip” de computador, verificamos a importância de muitos cálculos matemáticos e teorias Matemáticas.
Os professores de matemática devem tentar se aproximar ao máximo da realidade possível do aluno.
É de fundamental importância para o aluno compreender o conceito de função, associando-o a exemplos da vida cotidiana.
Sabemos que a carga horária muitas vezes é insuficiente e que nós professores de matemática muitas vezes não temos o mínimo necessário para alavancar estes conhecimentos e os direcioná-los ao cotidiano dos alunos, mas devemos tentar, pois a todo momento estamos pagando a conta de luz, água, telefone, fazemos compras a prazo com juros. Nos professores de matemática precisamos aprender a usar as coisas que estão a nossa volta e que afetam diretamente nossos alunos.
* Professora de Matemática / CEJA Almira Amorim e Silva / Cuiabá – Mato Grosso
Este artigo foi publicado em 23/09/2010 no sítio Correio do Estado. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.