Disciplina - Matemática

Matemática

14/02/2011

Número temático da revista Zetetiké disponível online

Por: Dolores Follador
Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática é o tema do volume 18 da revista da Zetetiké, disponível online.
Com editorial de Carlos Roberto Vianna da UFPR e participação de pareceristas da SEED/PR a revista foi ao ar ao final de 2010. Os títulos dos artigos publicados e seus respectivos autores são:
1. As diferentes posições sociais na relação professor alunos. - Airton Carrião
2. Tramas discursivas em práticas escolares de alfabetização. Alexandrina Monteiro, Jackeline Rodriges Mendes e Márcia Ap. Amador Mascia
3. Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola. - Ana Lúcia Espíndola e Neusa Maria Marques de Souza
4. Da Vesp' assada: perspectivas psicanalíticas dos efeitos linguísticos na sala de aula de Matemática. - Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
5. Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. - Antonio Miguel, Denise Silva Vilela e Anna Regina Lanner de Moura
6. Considerações sobre a linguagem na sala de aula de Matemática. - Antonio Vicente Marafioti Garnica e Thiago Pedro Pinto
7. Em que a filosofia da diferença e a arte contemporânea podem servir à formação de professores de matemática? - Carla Gonçalves Rodrigues
8. O professor e a relação com a língua estrangeira: no entremeio da peregrinação e da apropriação. - Carla Nunes Vieira Tavares
9. Cultura visual, Visualidade, Visualização Matemática: balanço provisório, propostas cautelares. - Cláudia Regina Flores
10. Marcas de argumentação em textos escritos por crianças. - Claudia Rosa Riolfi e Renata de Oliveira Costa
11. Esses abomináveis e maravilhosos professores de matemática. - Eliane Righi de Andrade
12. Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da Educação de Pessoas Jovens e Adultas: o “caso da calculadora". - Juliana Batista Faria, Maria Laura Magalhães Gomes e Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
13. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise - Lourdes Maria Werle de Almeida
14. Formação docente, identidade profissional e a disciplina escolar - Maria Inês Petrucci Rosa
15. As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio - Marcos Luis Gomes
16. Reflexão, Educação e Mudança da Sociedade através de Narrativas de Alunas Jovens de Grupos Minoritários: Um Diálogo entre Vigotski e Foucault - Márcia Ap. Amador Mascia e Michalis Kontopodis
17. A influência dos fatores culturais e lingüísticos no ensino-aprendizagem em matemática: O caso dos Estados Unidos - Milton Rosa e Daniel Clark Orey
18. Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos - Rossano André Dal-Farra
19. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a Educação (Matemática) contemporânea - Samuel Edmundo Lopez Bello
20. Experiências no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades - Sônia Maria Clareto e Margareth Sacramento Rotondo
21. Educação Matemática Conversando com Psicanálise - Roberto Ribeiro Baldino e Tânia Cristina Baptista Cabral
22. As relações de poder inscritas na escrita do diário de aprendizagem de lingua estrangeira (Inglês) - Valdeni da Silva Reis
Acesse a revista em http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewissue.php
Com informações da lista de discussão Edumat/PR.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.