Disciplina - Matemática

Matemática

24/03/2011

Prêmio Abel 2011 atribuído a John Milnor

Norte-americano com dois dos prêmios mais importantes da matemática.
Foi anunciado no dia 23 de março em Oslo, Noruega, que John Milnor é o vencedor do Prêmio Abel 2011 pelas suas descobertas nas áreas da topologia, da geometria e da álgebra, segundo anunciou a Sociedade Portuguesa de Matemática. A cerimonia de entrega do prêmio decorrerá em Oslo.
O investigador norte-americano que já acumulava a Medalha Fields (1962), reúne agora as duas distinções mais importantes da matemática, equivalentes ao Nobel – distinção não atribuída nesta ciência.
O trabalho de John Milnor, Institute for Mathematical Sciences da Stony Brook University (Nova Iorque), influenciou profundamente o campo da matemática na segunda metade do século XX. Retratado como um “expositor excepcionalmente talentoso” pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, Milnor é considerado um cientista imaginativo e capaz de fazer descobertas surpreendentes. O investigador possui um vasto leque de obras publicadas, consideradas modelos da escrita matemática.
No âmbito da investigação científica que desenvolveu ao longo de mais de três décadas, recebeu inúmeras distinções, nomeadamente o Prêmio Wolf (1989), atribuído a cientistas e artistas, e três Prêmios Steele (1982, 2004 e 2011), da American Mathematical Society.
O Prémio Abel, atribuído pela primeira vez em 2003 para distinguir trabalhos científicos de relevo no campo da matemática, consagra assim em 2011 o percurso de John Milnor como investigador e expositor. Além do reconhecimento da comunidade científica, o matemático receberá também um montante de 750 mil euros.
Esta notícia foi publicada em 23/03/2011 no sítio Ciência Hoje. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.