Disciplina - Matemática

Matemática

21/07/2011

Disponível Edição n° 13 da Revista Acta Scientiae

Está disponível para download a edição n° 13, janeiro a junho de 2011, da revista de Ensino de Ciências e Matemática Acta Scientiae.
A Revista Acta Scientiae teve sua origem em 1999, mediante publicação de artigos oriundos dos pesquisadores das áreas de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Canoas (RS). Com sua indexação junto ao IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ISSN no. 1517-4492), é reconhecida como um espaço de publicação tanto de Ciências e Matemática como de Ensino dessas áreas. Entretanto, a partir do Volume 7, Número 1, 2005, Jan-Jun, a revista passa a publicar artigos exclusivos da área de Ensino de Ciências e Matemática, sendo editada desde sua fundação em dois números anuais, e constitui-se em mais uma opção para publicação de artigos científicos dessa região de inquérito. No Volume 9, Número 2, 2007, Jan-Jul, a revista já passa a contemplar nove artigos, devido à busca por um maior espaço de discussão científica.
Todas as edições estão disponíveis para download no endereço eletrônico http://www.ulbra.br/actascientiae/edicoes.html
Na edição n° 13 estão publicados os artigos listados a seguir.
  • Características del desarrollo de una mirada profesional en estudiantes para profesor de matemáticas en un contexto b-learning - Ceneida Fernández, Salvador Llinares, Julia Valls (Espanha).
  • Exploración del pensamiento algebraico de profesores de Matemática en formación – “La prueba EVAPAL” - Andrés González Rondell, Fredy Enrique González (Venezuela).
  • Argumentação matemática colaborativa em um ambiente online - Rúbia Barcelos Amaral.
  • Algumas interseções entre projetos e modelagem no contexto da Educação Matemática - Ana Paula dos Santos Malheiros
  • Estatística apoiada pela tecnologia: uma proposta para identifi car tendências climáticas - Júlio César Penereiro, Denise Helena Lombardo Ferreira.
  • Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química - Melquesedeque da Silva Freire, Geraldo Alexandre da Silva Júnior, Márcia Gorette Lima da Silva.
  • As situações-problema na aprendizagem dos processos de divisão celular - Sirley Pereira Carneiro, Rossano André Dal-Farra
  • A educação pela pesquisa, o questionamento e a crítica: propostas viáveis para ensinar e aprender - Ionara Barcellos Amaral, Valderez Marina do Rosário Lima
  • (Re)pensando o uso de Libras e Signwriting: uma experiência com mapas conceituais - Lisiane Mallmann, Marlise Geller.
Esta notícia foi elaborada com base nas informações que constam no sítio da revista Acta Scientiae. Todas as informações são de responsabilidade da instituição que mantém o sítio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.