Disciplina - Matemática

Matemática

10/12/2007

Por uma licenciatura que qualifique o ensino básico

Os resultados insatisfatórios de exames avaliatórios como Enem ou Programa Internacional de Avaliação de Aluno (Pisa) podem ser reflexo não só de mal-aproveitamento do aluno, mas de uma formação ineficiente de professores. No que tange a matemática, os resultados são preocupantes e essa realidade levou representantes da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) a organizar o Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática, cuja segunda edição acontece hoje e amanhã (10 e 11), na Faculdade de Educação da Unicamp.

O Fórum, segundo a professora Carmen Passos, uma das coordenadoras do evento, é debater entre as comunidades acadêmicas as políticas de implementação dos cursos de licenciatura em matemática decorrentes das Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática e as Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática.

Aumentar gradualmente os investimentos em educação, reestruturar a carreira dos professores com foco na melhoria dos salários, estimular a implantação progressiva de regime escolar de pelo menos seis horas diárias ou 30 horas semanais, estimular as escolas e os professores a partir de resultados de avaliação educacionais, reorganizar os cursos de formação, criar sistemas de bolsas de iniciação à docência, descredenciar cursos de licenciatura que obtenham resultados negativos na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e oferecer cursos de apoio a professores com baixo rendimento nas avaliações são as propostas da Sbem para qualificar o ensino.

(Maria Alice da Cruz)

Fonte: Portal Unicamp

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