Disciplina - Matemática

Informativos

09/08/2011

Edição 03/2011

Informativo
Esta é a terceira edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Relato de Experiência
Acesse os relatos resultantes das oficinas do software JClic, promovidas pelas Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação.

Vídeo para o Ensino Médio
Assista e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia, o vídeo Alma Gêmea. Esse vídeo é o décimo quarto da série "O Mundo da Matemática" que tem 14 episódios. Nessa série os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Nesse episódio, Julia, Rafa e Julinho, decidem passar uma tarde no Museu do Olho e ver algumas obras de arte em uma exposição recém-inaugurada na cidade. Lá eles encontram Gaia, que fala de seus novos planos artísticos. Com a proporção áurea como pano de fundo, eles vão ponderar sobre a natureza e seus interesses para o futuro. Os objetivos do vídeo são: encontrar o número de ouro a partir das dimensões de um retângulo áureo; construir um retângulo áureo; conhecer a razão área e sua relação com as artes; relacionar a espiral logarítmica com o número de ouro e a sequência de Fibonacci.

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de Julho: Toco de tofú.
Resolva o problema de Agosto: Passeio do cubo.

Artigo
Leia o artigo: Feira de matemática como agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática.

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato MP3, para usar na TV Multimídia, o áudio "Matemática ao Pé do Ouvido – Matemática Financeira": Bloco 1 - Bloco 2. Os objetivos desse áudio visam que o aluno tenha contato com a Matemática Financeira em diversas situações do dia a dia, complemente seus estudos sobre Matemática financeira no sentido de apresentar importantes situações do dia a dia de maneira a se envolver em atividades que podem fazer parte de sua própria vida.

Informativo da página de Cinema
Para receber o informativo da página de cinema basta cadastrar-se.

Jogo Divisão em Linha
Acesse os recursos para o jogo Divisão em Linha, cujos objetivos são: trabalhar com a operação de divisão e desenvolver processos de estimativa, cálculo mental e tabuada.

Análise Combinatória em Trecho de filme
Assista e baixe um trecho do filme O Código Da Vinci. Neste trecho, Sophie Neveu explica a Robert Langdon como funciona um Críptex. A explicação inclui o número de combinações possíveis para decodificá-lo. O trecho permite abrir uma discussão sobre análise combinatória e suas aplicações.

Vídeo para o Ensino Fundamental - Anos Finais
Assista e baixe Matemática na comunicação que apresenta episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola. Nesse episódio são apresentadas situações em que os números e os símbolos matemáticos podem se relacionar com a comunicação, destacando a matemática como uma linguagem que transmite informações através dos códigos (símbolos matemáticos) assim como qualquer outra linguagem.

Links interessantes
Conheça uma seleção de sites de Geometria organizada por nós com sugestões de usuários da página de Matemática do Portal.

Aviões e Matrizes
Você consegue imaginar que relações existem entre matrizes e rotas aéreas? No software aviões e matrizes, você verá que as matrizes podem ser utilizadas na análise e na elaboração de malhas aéreas, e essa aplicação consiste num exemplo prático do produto de matrizes. Além disso, para estabelecer essas relações, será introduzido o conceito de grafo.

Como montar sua dieta
No software Como montar sua dieta você aprenderá a resolver alguns problemas de programação linear. Essas soluções são bastante úteis em diversas aplicações práticas, pois permitem determinar o valor máximo ou mínimo de funções que modelam problemas reais, como, por exemplo, o cálculo do menor custo possível para determinada dieta.

Casas, pombos e matemática
No software Casas, pombos e matemática você conhecerá o Princípio da Casa dos Pombos e verá como ele pode ser aplicado em diversas situações diferentes para chegarmos a resultados bem interessantes.

Experimento Compras
Acesse o experimento Compras para trabalhar com matemática financeira. As aplicações mais frequentes e comuns da Matemática no cotidiano ocorrem no mundo das finanças e da economia. É esse o tema escolhido para esse experimento. Nesse contexto, compras, vendas, financiamentos, juros simples e compostos e amortizações são assuntos muito presentes e influentes no dia a dia de todos nós. Compreender esses assuntos fornece subsídios para a participação das pessoas nas decisões ligadas a tópicos da Matemática Financeira.

Adivinhe meu número
Acesse, brinque e sugira para seus alunos o jogo Adivinhe meu número. Uma sugestão enviada por um visitante externo.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.