Informativos

15/09/2011

Edição 04/2011

Informativo
Esta é a quarta edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Relato de Experiência
Acesse os relatos resultantes das Oficinas de Portais, promovidas pelas Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação.

Vídeo para o Ensino Médio
Assista e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia, o vídeo Amadores. Esse vídeo é o nono da série "O Mundo da Matemática" que tem 14 episódios. Nessa série os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Neste episódio Rafa arma um encontro numa pista de esportes para apresentar Gaia e Julinho, mas não sem interesse. Gaia está tentando aprender lançamento de dardos. Rafael precisa, para um trabalho do colégio, estabelecer relações entre as razões trigonométricas do triângulo retângulo e o trajeto percorrido por um dardo. Os objetivos do vídeo são: estabelecer a relação entre matemática e esportes; estabelecer relações entre as razões trigonométricas do triângulo retângulo e o trajeto percorrido por um dardo; utilizar as razões trigonométricas especiais; estabelecer relações entre matemática e física; encontrar uma função que descreve um movimento a partir de um conjunto de pontos. Os alunos deverão ter familiaridade com vetores, razões trigonométricas, ângulos, função quadrática e aplicação da fórmula do movimento uniformemente variado.

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de Agosto: Passeio do cubo.
Resolva o problema de Setembro: A ilha da verdade.

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato MP3, para usar na TV Multimídia, o áudio “Mais Vivos ou Mais Mortos”: Parte 1Parte 2. Este áudio faz parte da série Problemas e Soluções da coleção M3 - Matemática Multimídia da Unicamp. O áudio apresenta como estimar quantas pessoas já viveram na Terra. Esta é a primeira de duas partes do áudio.

Página de Alunos
Professor(a), estimule seus alunos a conhecer, usar os recursos e contribuir com a página de alunos do Portal Dia a Dia Educação.

Jogo Hex Multiplicativo
Acesse os recursos para o jogo Hex Multiplicativo, cujo objetivo é trabalhar com a operação de multiplicação e desenvolver processos de estimativa, cálculo mental e tabuada.

A Sequência de Fibonacci em Trecho de filme
Assista e baixe um trecho do filme O Código Da Vinci. Trata-se de uma junção de dois trechos do filme em que Sophie Neveu e Robert Langdon usam a sequência de Fibonacci deixada por Saunière para abrir um cofre em um banco de alto sigilo em que o curador do Louvre mantinha uma conta.

Vídeo para o Ensino Fundamental - Anos Finais
Assista e baixe Matemática na Cozinha que apresenta episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola. Trata da presença e aplicação da matemática na cozinha. São trabalhados os conceitos de fração, divisão e proporcionalidade a partir de situações corriqueiras que ocorrem em uma cozinha.

Links interessantes
Conheça uma seleção de sites de Grandezas e Medidas, organizada por nós com sugestões de usuários da página de Matemática.

Como b depende de a?
Tente descobrir como o número b depende do número a, neste jogo da Unicamp.

Caleidoscópio
Acesse o caleidoscópio. Simulador que permite ao professor mostrar o princípio de funcionamento de um caleidoscópio, por meio de conceitos como o de simetria.

Casas, pombos e matemática
No software Casas, pombos e matemática você conhecerá o Princípio da Casa dos Pombos e verá como ele pode ser aplicado em diversas situações diferentes para chegarmos a resultados bem interessantes.

Experimento Energia Eletrica
Acesse o experimento Energia Elétrica. O desenvolvimento desse experimento propõe a discussão sobre os gastos de energia elétrica que acontecem diariamente em nossas casas. Por meio do estudo de funções pretende-se explorar situações possíveis do cotidiano e discutir a existência de relações entre variáveis, gráficos, o conceito de função e seus coeficientes.

Álgebra, Números e Funções
Dá acesso a uma página de Álgebra, Números e Funções produzida no Paraná em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC). Essa página integra diferentes mídias para o ensino dos conteúdos do eixo Álgebra, Números e Funções. São vídeos, experimentos e simuladores, todos acompanhados com manual de uso pedagógico para o professor.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.