Disciplina - Matemática

Informativos

14/10/2011

Edição 05/2011

Informativo
Esta é a quinta edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Vídeo para o Ensino Médio
Assista e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia, o vídeo Aventura nas Montanhas. Esse vídeo é o oitavo da série "O Mundo da Matemática" que tem 14 episódios. Nessa série os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Neste episódio Júlia e Rafael discutem na locadora o que fazer no feriado que se aproxima, quando uma garota nova entra no local e desperta a curiosidade de Rafa ao falar sobre montanhismo e outros esportes radicais. Julia fica com ciúmes diante do convite da garota. Será que Rafa vai mesmo se aventurar com a prática do montanhismo e deixar Júlia de lado? O audiovisual oportuniza ao aluno o contato com conceitos fundamentais da trigonometria, dando ênfase ao triângulo retângulo e suas propriedades.

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de Setembro: A ilha da verdade
Resolva o problema de Outubro: Matemágica

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato MP3, para usar na TV Multimídia, o áudio “Aritmetica da Formiga”: Parte 1Parte 2. Este áudio da série Rádio Cangalha faz parte da coleção M3 - Matemática Multimídia da Unicamp. O áudio trata da aritmética da formiga e sobre o teorema de que a raiz quadrada de dois é um número irracional.

Vídeo para o Ensino Fundamental - Anos Finais
Assista e baixe Matemática na escola que apresenta episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola. Aborda a presença e aplicação da matemática na escola. Trabalha o conceito matemático de estimativa e cálculo. Apresenta também como os professores podem trabalhar este conteúdo na sala de aula.

Página de Alunos
Professor(a), estimule seus alunos a conhecer, usar os recursos e contribuir com a página de alunos do Portal Dia a Dia Educação.

Lógica em Trecho de filme
Assista e baixe um trecho do filme O Enigma de Kaspar Hauser. O filme trata da história de um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1928, não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano. Hauser passou os primeiros anos de sua vida preso e sem contato com outras pessoas. Esse fato o impediu de adquirir uma língua e uma série de conceitos e raciocínios. Em contato com a sociedade aprendeu a falar, a ler e a se comportar. Mas, era resistente a muitas das ideias que tentavam lhe impor. O filme permite discutir a prática social condicionada, o convívio social como construtor da identidade psicológica do homem, o conflito entre persona e sociedade, além de paralelos com correntes filosóficas de grandes pensadores.
Neste trecho o professor de Hauser propõe a ele um problema clássico de lógica. Como Hauser não apresenta imediatamente uma resposta o professor lhe oferece “a” resposta que entende como sendo a única correta. Hauser, porém apresenta-lhe uma nova resposta, muito mais simples, porém plausível. Essa resposta não é aceita pelo professor que argumenta que por tratar-se de um problema de lógica a resposta deveria ser dada com base nos conceitos de lógica. Este trecho pode ser usado tanto para discutir sobre conceitos de lógica quando para ilustrar o modo como um problema pode apresentar diversas soluções, sob diversos pontos de vista e com o uso de argumentos diversificados, podendo ser igualmente plausíveis.

Links interessantes
Conheça uma seleção de sites de História da Matemática, organizada por nós com sugestões de usuários da página de Matemática.

Experimento Geometria e Arte
Acesse o experimento Caleidoscópios. O desenvolvimento desse experimento propõe uma integração da Matemática com a Arte, mais especificamente com as obras de Escher. Você irá conhecer os caleidociclos e desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos matemáticos voltados à Geometria. Além do histórico sobre os caleidociclos, serão apresentadas sugestões de atividades práticas e desafios como a construção de caleidociclos com material concreto.

Geometria e Medidas
Acesse a página Geometria e Medidas. Dá acesso a uma página produzida no Paraná em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).
Essa página integra diferentes mídias para o ensino dos conteúdos de Geometria e Medidas. São vídeos, áudios, experimentos e simuladores, todos acompanhados com manual de uso pedagógico para o professor.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.