Disciplina - Matemática

Matemática

17/12/2007

Matemática é brincadeira de criança

Funções de segundo grau, teorema de Pitágoras e geometria plana e espacial são alguns dos temas que tornam as aulas de matemática assustadoras para muitos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Exposta ao grande público pela primeira vez durante a ExpoInterativa, a Matemoteca, da Estação da Ciência da Universidade de São Paulo (USP), tenta afastar essa aura ameaçadora da disciplina, apresentando a aplicação prática de conceitos matemáticos em brinquedos.

Entre jogos-da-velha tridimensionais, planos inclinados e cubos de madeira, as crianças e adolescentes aprendem conceitos de geometria, trigonometria, álgebra e probabilidade que assustariam muitos deles se expostos no quadro-negro.

"É muito interessante, a gente aprende quando vê as coisas na prática. Eu não gostava de ciências, mas agora estou adorando isso aqui", afirmou Pablo Almeida, de 12 anos, que cursa a 7ª série do ensino fundamental em Volta Redonda (RJ).

Segundo os organizadores, o estande recebeu uma média de 400 pessoas por dia. Desenvolvida pelo Instituto de Matemática da USP, a Matemateca tem por objetivo desenvolver objetos que incitem a curiosidade e mostrem a matemática em ação.

"Quando assistia às aulas no colégio, eu não sabia que matemática podia ser tão divertida", disse, surpreso, Fábio Nascimento, de 13 anos, estudante da 6ª série do ensino fundamental. Pedro Sloboda

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.