Disciplina - Matemática

Matemática

16/03/2012

Doodle de origami homenageia mestre Akira Yoshizawa

Akira Yoshizawa é considerado o grande mestre do origami no mundo. Na última quarta-feira ele faria 101 anos, e por isso o Google decidiu homenageá-lo com um doodle que traz as letras de seu logotipo feitas com dobraduras de papel.
Tido como pai do origami moderno, Yoshizawa - falecido em 2005 - afirmava ter criado mais de 50 mil modelos, alguns dos quais foram eternizados nos 18 livros que publicou. Mais do que modelos, o japonês criou instruções que há 50 anos são usadas como padrão em obras do gênero.
Yoshizawa também criou uma série de técnicas para quem faz origami, como o wet folgding ("dobradura molhada", em tradução livre), usada para garantir curvas aos origamis essencialmente geométricos. "Meu origami, em consonância com as leis da natureza, requerem geometria, ciência e física", afirmou o artista certa vez, segundo o blog oficial do Google.
A carreira do japonês começou quando tinha 20 anos, inicialmente paralela ao trabalho em uma fábrica, que depois largou para dedicar-se somente ao origami. Em 1955, após uma exposição em Amsterdã, ganhou fama internacional.
O doodle em homenagem a Yoshizawa foi criado por Robert J. Lang, que assina o post no blog do gigante de buscas. O físico e artista americano conta que sugeriu dois tipos de logotipia da letra 'G' em origami para o logo do Google, e que a equipe de Mountain View preferiu a versão plissada. As borboletas que decoram as letras são feitas a partir de modelos do início da carreira do artista japonês.
No post do blog, em inglês (no atalho http://bit.ly/yUNnCT), Lang dá instruções de como criar as suas próprias letras em origami. Ele também divulgou o modelo de como criar as letras do Google.
Esta notícia foi publicada em 14/03/2012 no Terra. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.