Disciplina - Matemática

Matemática

10/04/2012

Chamada de Artigos para Edição Especial do BOLEMA - mestrado profissional

Em síntese, os programas de mestrado profissional foram implantados no ano de 2005 com a intenção de, numa estrutura de pós-graduação, formar professores em exercício. Sendo um curso terminal (no sentido de não visar – embora não impeça – a continuidade em curso de doutorado) espera-se que, obtida a titulação, o mestre volte à sua sala de aula para efetivar as interferências para as quais o Programa de Mestrado Profissional proveu alguns suportes. É nítida, portanto, a intenção desses programas de voltar-se a intervenções efetivas nas práticas educativas dos níveis fundamental e médio de escolarização, tanto que para sua conclusão exige-se dos mestrandos não uma dissertação ou tese no sentido usual e clássico, mas “produtos educacionais” que, embora possam ter naturezas diversas – textos, vídeos, jogos, roteiros de intervenção, softwares etc – devem servir para intervenções reais no sistema educacional. Os produtos educacionais devem ser disponibilizados publicamente nos sites dos Programas de Mestrado Profissional, além de obviamente ser indicada a divulgação desses produtos nas escolas, entre os professores em exercício. Não há ainda periódicos especialmente voltados a escoar essa produção que, a julgar pela quantidade de cursos criados na área de Ensino de Ciências e Matemática (hoje Área de Ensino) na CAPES, é bastante significativa. Do relatório relativo ao triênio 2007-2009, divulgado em dezembro de 2010, sabe-se que havia, até então, 30 programas de Mestrado Profissional (28 deles avaliados no último triênio) vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática (03 deles no Centro Oeste, 01 na região Norte, 04 no Nordeste, 15 no Sudeste e 07 na região Sul do país). Há outros Mestrados Profissionais vinculados a outras Áreas da CAPES, alguns dos quais ligados à Educação e à Educação Matemática.
Pensando em contribuir tanto para uma discussão sobre os Mestrados Profissionais voltados à Educação Matemática quanto para a divulgação da produção desses Mestrados, o BOLEMA pretende constituir uma edição especial com artigos relacionados aos Produtos Educacionais, desenvolvidos nesses programas, voltados para o ensino de Matemática. O artigo deve (i) ter extensão máxima de 15 laudas e seguir as normas disponíveis em http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema e (ii) necessariamente conter: (a) uma breve discussão dos aspectos teóricos que sustentam a criação do Produto; (b) uma descrição detalhada do Produto constituído, sua forma, seus procedimentos, intenções etc; (c) as iniciativas de divulgação do Produto já efetivadas e/ou programadas; (d) o site/link em que está disponível, na íntegra e gratuitamente, o Produto; (e) o orientador do trabalho; (f) considerações sobre a aplicação do Produto e seus resultados (quando for o caso); além dos elementos usuais a um artigo (resumo, abstract, palavras-chave, keyword e listagem bibliográfica), elaborados segundo as normas do BOLEMA
É importante ressaltar que não serão aceitas submissões, para esta edição temática, de artigos SOBRE Mestrados Profissionais. A intenção é divulgar artigos que apresentem e discutam Produtos Educacionais específicos, vinculados à Educação Matemática e, prioritariamente, artigos elaborados pelos autores dos Produtos Educacionais, não por seus orientadores.
Sobre o trâmite de submissão e avaliação dos originais
Caso sejam aprovados mais artigos do que o número máximo de textos para a composição de um fascículo, a seleção dos que participarão do número temático “Mestrado Profissional – Produtos Educacionais” será feita pelo editor, ouvidos especialistas que integrarão, como avaliadores adhoc, o Conselho Consultivo do BOLEMA para esta edição específica. Os artigos aprovados, mas não aproveitados para o número especial, receberão carta atestando a aprovação pelo BOLEMA, mas não serão publicados em outras edições. Cada autor só poderá submeter à apreciação do BOLEMA um único artigo, seja como autor ou co-autor. Os artigos devem ser submetidos eletronicamente diretamente ao editor (vgarnica@fc.unesp.br) ou aos editores executivos (bolema@rc.unesp.br), explicitando-se ser submissão para a Edição Temática “Mestrado Profissional – Produtos Educacionais”.
Período para submissão dos originais: de 01/05/2012 a 30/07/2012
Esta edição especial circulará em Agosto/2013 (Volume 27, n. 46) ou Dezembro/2013 (Volume 27, n. 47)
Informações de Antonio Vicente Marafioti Garnica, editor do Bolema.
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