Disciplina - Matemática

Matemática

31/12/2007

Brasil e Cabo Verde firmam acordo tecnológico

Sara Maria Duarte Lopes, ministra adjunta do primeiro-ministro de Qualificação e Emprego da República de Cabo Verde, na África, esteve com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em Brasília, na semana passada, em busca de experiências positivas de popularização da ciência adotadas no Brasil.

Na ocasião foi firmada uma parceria de cooperação tecnológica para a troca de conhecimento entre os dois países que deverá ser focada, a princípio, na implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que hoje estão disseminados pelo Brasil em diferentes campos de especialização.

Com o acordo, Cabo Verde definirá suas necessidades na área de formação técnico-profissional e o Brasil facilitará a implantação dos centros apropriados. Uma comissão técnica virá ao Brasil em fevereiro para visitar CVTs.

A proposta cabo-verdiana é que os centros ofereçam cursos a distância que possam alcançar as várias ilhas que compõem o país, o que foi considerado viável pelo Brasil.

Durante o encontro foi discutida ainda a realização em Cabo Verde das Olimpíadas de Matemática para jovens do ensino médio e fundamental, realizadas com grande êxito no Brasil, além de ações e programas brasileiros voltados à inclusão digital e acesso a tecnologias.

Sara Maria demonstrou o interesse do governo de Cabo Verde em qualificar sua população, composta principalmente por jovens. “Cerca de 70% dos cabo-verdianos têm até 30 anos de idade e, em geral, revelam bom nível de escolaridade, com dez anos em média. E a preparação também é considerada de bom nível, havendo inclusive possibilidade de ingresso de muitos jovens na área de pesquisa científica e tecnológica”, disse.
Fonte: Agência Fapesp

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.