Disciplina - Matemática

Matemática

20/06/2012

Seminário audiovisual de educação

De: Solange Stecz da Cinemateca de Curitiba
De 27 a 30 de junho de 2012, acontece o "I Seminário Audiovisual e Educação", que discutirá as relações entre educação e audiovisual (cinema, vídeo e televisão). Uma realização da Cinemateca de Curitiba em parceria com a Aliança Francesa, o evento terá sessões de filmes, palestras e mesas-redondas.
O evento trará pela primeira vez a Curitiba o crítico, ensaísta e professor de cinema francês Alain Bergala. Ex-editor-chefe da célebre revista Cahiers du Cinéma, Bergala ensina na Universidade Sourbonne Paris III e é conselheiro de cinema para a Missão de Educação Artística e de Ação Cultural na França, além de ser autor de vários estudos sobre o cinema. Entre suas obras, encontra-se “A Hipótese-cinema”, publicado na coleção dos Cahiers du Cinema, no qual o autor trata das relações entre cinema e educação.
O evento traz ainda especialistas que trabalham com educação e suas relações com cinema e televisão. Os filmes e vídeos paranaenses exibidos na mostra são resultado de oficinas com crianças e adolescentes, no Projeto Olho Vivo, no "Experiência do Olhar do Projeto", desenvolvido por alunos da Faculdade de Artes do Paraná dentro do Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR)e das Oficinas realizadas no Festival de Cinema da Lapa 2012.
Os filmes franceses integram projetos desenvolvidos pelo Centre National du Cinéma et de l'image animée, que desenvolve trabalhos de educação artística na área do cinema e do audiovisual com fundamentos baseados na descoberta dos filmes nas salas de cinema, do encontro com os profissionais e do cinema e do audiovisual, e o trabalho pedagógico conduzido por professores e parceiros culturais.
As inscrições devem ser feitas na Cinemateca de Curitiba, e a entrada é franca.
Programação:
Dia 27/06
19h – Palestra de abertura com Alain Bergala (Sorbone III – França) “Hipotese-cinema”, seguida de debate. Mediação: Ana Dillon (Projeto Imagens em movimento / Rio de Janeiro)
21h30min – Zero de conduta (zéro de conduite), de Jean Vigo (França, 1933) – Comédia dramática em preto e branco. (Duração 47’) – O filme remete às experiências escolares das crianças francesas baseadas nas memórias de Vigo sobre sua própria infância. Retrata um sistema educativo burocrático e repressivo diante do qual os estudantes empreendem verdadeiros atos de rebelião por vezes surreais, resultado de leituras libertárias da infância.
Dia 28/06
16h – Comédia A Esquiva (L'Esquive), de Abdelattif Kechiche (França, 2004). Com Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier. Duração: 117’. Classificação etária: 12 anos. Sinopse: Três jovens vivem em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, e vivem seus dramas de adolescentes. Prêmios: 5 César, incluindo o de melhor filme e melhor diretor.
18h – Seleção de programas da TV Paulo Freire e TV E-Paraná
19h – Mesa redonda "Experiências com mídias na educação", seguida de Seleção de programas da TV Paulo Freire e TV E-Paraná. Participantes: a) Professora Dra. Glaucia da Silva Brito (UFPR), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR (linha de pesquisa "Comunicação, Educação e Formações Socioculturais"); b) Aldemara Pereira de Melo (professora da rede estadual de educação do Paraná, coordenadora da TV Paulo Freire, coautora da concepção do projeto da TV e uma das responsáveis pela implantação, formada em Letras-Português pela UFPR e especialista em Linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa);
c) Paulo Vítola, diretor-presidente da TV E-Paraná.
Dia 29/06
16h – Filme (drama) Nas Cordas (Dans les Cordes), de Magaly Richard-Serrano (França, 2007). Duração: 93’. Classificação etária: 12 anos. Sinopse: Joseph é treinador de boxe e ensinou o esporte a sua filha e a sua sobrinha desde que elas eram crianças. Os três vivem envolvidos na paixão pelo esporte, mas agora uma rivalidade perigosa começa a surgir entre as duas no ringue e na vida, alterando todo o equilíbrio familiar. Vencedor dop rêmio do júri junior no Festival de Stuttgart 2007.
18h – Sessão comentada pelos realizadores, seguida do documentário "Minha Vila Filmo Eu" (58 min), sobre a primeira turma do projeto.
Das 19h às 21h – Mesa-redonda – "Aproximando crianças e jovens do cinema", seguida de seleção de programa de filmes realizados pelos projetos. Participantes: a) Ana Dillon – Mestre em Didática da Imagem na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, sob a orientação de Alain Bergala, trabalhou no departamento pedagógico da Cinemateca Francesa e coordena o Projeto Imagens em movimento no Rio de Janeiro, que oferece aulas optativas de cinema a alunos de 10 escolas municipais do Rio de Janeiro; b) Maria Angélica dos Santos – Especialista em Projetos Sociais e Culturais pela UFRGS, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual, de Porto Alegre, projeto das Secretarias da Educação e da Cultura, promovendo o uso da linguagem audiovisual nas escolas públicas de Porto Alegre; c) Juliana Sanson, do Projeto Olho Vivo, um centro de formação e pesquisa em audiovisual. Desenvolve o Projeto "Minha Vila Filmo Eu" na Vila das Torres, bairro próximo ao centro de Curitiba, com crianças e jovens da comunidade.
Dia 30/06
16h – "Oficina de Cinema no Hospital" (58 min) – Documentário feito em oficina realizada no Hospital Pequeno Príncipe
18h – "Minha Vila Filmo Eu" (58 min), documentário sobre a primeira turma do projeto "Experiência do Olhar", oficinas de vídeo realizadas no Programa Universidade Sem Fronteiras(FAP/SETI) 2010
"Filme de Amor" – ficção (4 min)
"Fazendo Filme de amor" making off (7 min)
20 horas – Sessão comentada pelos realizadores
Minuto Lumiere – Filmes realizados por crianças e adolescentes nas Oficinas de Cinema e Vídeo realizadas no Festival da Lapa de filmes de época – 2012
Experiência do Olhar – Oficinas de vídeo realizadas no Programa Universidade Sem Fronteiras(FAP/SETI) 2010
"Filme de Amor" – ficção (4 min)
"Fazendo Filme de amor" making off (7 min)
Minha Vila Filmo Eu – Filmes realizados nas Oficinas do Projeto
"Arvore Ladra" – ficção (4 min)
Vila das Torres 2014 – documentário (15 min)
"A Vida dos Limões" – animação (3 min)
Notícia publicada originalmente na página de Filmes, e adaptada aqui. Todas as informações contidas nessa notícia são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.