Disciplina - Matemática

Matemática

28/09/2012

Brasil disputa ouro na olimpíada ibero-americana de Matemática

Texto: Denise Coelho Ascom do MCTI

Experiência internacional é o maior trunfo da delegação brasileira em busca do ouro na 27ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), que começa neste sábado (29) e se estende até 6 de outubro, em Cochabamba, na Bolívia.

Os quatro estudantes da equipe verde-amarela levam na bagagem participações em competições nacionais e internacionais de Matemática. São eles, André Macieira Braga Costa (MG), Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki e Rodrigo Sanches (SP), sob a liderança dos professores Matheus Secco Torres da Silva e Hugo Fonseca Araújo, ambos do Rio de Janeiro.

Aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte, André Costa, 18 anos, sagrou-se hexacampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2011. Seu gosto pela Matemática foi despertado em 2006, quando ele começou a participar da olimpíada, que é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI).

Segundo André, uma das vantagens de ser medalhista de ouro da Obmep é a possibilidade de participar da Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI). Fiquei mais motivado para estudar ao aprender uma Matemática diferente da que via na escola, depois ao participar do programa de treinamento para competições internacionais, comenta o campeão. Filho de pai comerciante e mãe economista, André planeja fazer vestibular para o curso de engenharia mecânica.

Talentos

A OIM é uma iniciativa que tem a colaboração dos ministérios de educação ibero-americanos e de sociedades de Matemática. O evento visa fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade ibero-americana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

O Brasil detém o maior número de medalhas na competição até hoje. Desde quando iniciou sua participação, em 1985, o país conquistou 93 medalhas 48 de ouro, 34 de prata e 11 de bronze.

A participação brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Matemática é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O evento é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Leia mais


Esta notícia foi publicada dia 27/09/2012, no melhorcelular.org. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.