16/04/2013

Leonhard Euler – Google Doodle celebra Aniversário do Físico e Matemático

Leonhard Euler, grande físico e matemático suíço, é o homenageado da vez pelo Google Doodle. Euler, que teria completado 306 anos, nasceu na Basileia no dia 15 de abril de 1707. Ele viveu até os 76 anos, quando faleceu em São Petersburgo (Rússia).

Leonhard Euler é bastante famoso por suas descobertas no mundo da Física e Matemática. Além disso, Euler também contribuiu nas áreas de Mecânica, Astronomia e Óptica.

Entre os trabalhos de Euler estão: a Fórmula de Euler, as Característica de Euler, o Número de Euler, a Identidade de Euler, a Constante de Euler-Mascheroni, a Reta de Euler, o Diagrama de Euler, o Produto de Euler, os Ângulos de Euler, a Conjectura de Euler, a Soma de Euler, a Equação de Euler e as Equações de Euler (na área de fluídos).

Euler era filho de pais religiosos, o pai era pastor e a mãe era filha também de um pastor. O matemático tinha duas irmãs mais novas. Apesar de desde cedo demonstrar talento no mundo da matemática, os pais de Euler fizeram com que ele estudasse teologia e seguisse a carreira religiosa. Apesar disso, a família de Leonhard era amiga de Johann Bernoulli, que foi um dos matemáticos mais importantes da Europa naquela época. Tendo um amigo da família matemático, logo Euler passou a ser influenciado por ele.

Ainda adolescente, ele estudou na Universidade da Basileia e formou-se em Filosofia, com um trabalho onde comparava Newton com Descartes.

Além de se formar em Filosofia, Euler também estudava Teologia, Grego e Hebreu (pela vontade do pai) e Matemática (por influência de Johann Bernoulli).

Notando que Euler possuía grande talento na matemática, Johann Bernoulli resolveu convencer o pai de Euler que o menino estava destinado a ser um grande matemático.

Com seu pai convencido, Leonhard Euler pode se dedicar à Matemática e Física, onde acabou desenvolvendo vários trabalho que foram premiados.

Confira um pouco mais sobre o trabalho de Euler no vídeo que você acessa aqui.

Esta notícia foi publicada em 15/04/13 no Agência Notícias. Todas as informações são responsabilidade do autor.