Disciplina - Matemática

Matemática

09/05/2013

PIBID Matemática realiza final de gincana em maio

Por Marilia Woiciechowski

Os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória intensificam preparativos para a participação na etapa final da gincana alusiva ao Dia da Matemática (6 de maio) que faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID-UEPG-Licenciatura em Matemática (ensino fundamental), coordenado pela professora Joseli Almeida Camargo, do curso de licenciatura em Matemática. Com realização da final nos dias 2 e 3 de maio de 2013, a gincana de matemática envolve nas provas alunos do sétimo, oitavo e nono ano (manhã) e do sexto e sétimo ano (tarde).

A formação das seis equipes participantes da gincana, em cada período, identifica-se nas cores preto, verde, laranja, vermelho, amarelo e roxo. Formam em cada equipe cerca de 35 alunos que participam das provas com o acompanhamento de um pibidiano responsável. No dia do sorteio das cores, cada monitor de equipe recebeu um problema desafio que se soma a outros, sucessivamente, até a final da gincana, como registra a coordenação. São quatro problemas para cada equipe – e essas ações apresentam-se como uma das provas da gincana.

Outro momento das provas registrou a participação da escola, em 17 de abril, na arrecadação de materiais para o Programa Feira Verde/Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A prova teve como motivação conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e da reciclagem no âmbito da matemática. A ação ocorreu no dia do “feira verde”, quando o caminhão da iniciativa troca o material reciclável por frutas e verduras. A troca ocorreu próximo à escola envolvida na gincana – e cada quilo de recicle corresponde a um ponto para a equipe. A prova obteve êxito com a arrecadação de 400 quilos de recicláveis. Na sequencia, em 23 de abril, houve a prova da arrecadação de papel sulfite, quando foi atribuído um ponto para cada 100 folhas.

Objetivos da Gincana

A realização da gincana se constitui num espaço para motivar e impulsionar a relação do aluno com conteúdos matemáticos. O que traz a compreensão da importância da matemática no dia a dia das pessoas – e o seu significado na construção do futuro. “É algo mais maleável para o aluno que aprende de forma prática a matemática – e registra que não se trata de algo assustador e, sim, de matéria compreensível e divertida em vários aspectos”, diz a professora Eva Carvalho, supervisora do projeto. A professora ressalta que, nessa linha de pensamento, se traz um pouco da história e da constituição da matemática como saber ativo – e em constante desenvolvimento.

Para a coordenadora do PIBID Matemática, a gincana se apresenta como um estímulo ao aprendizado da disciplina. Além disso, desperta o espírito de competição, promove a valorização dos alunos em seus aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos – e desenvolve sua criatividade, agilidade e dinamismo. Ainda permite a troca de conhecimentos e vivências - e proporciona momentos prazerosos na escola e em atividades extraclasse. Com início das provas, registra-se a participação de aproximadamente 456 alunos na gincana (diurno e vespertino).

Provas de maio (dias 2 e 3) da Gincana

Para cada item avaliado, os juízes da provas conferem nota de 0 a 10 para a equipe. O somatório das notas de cada dia resulta em uma média que define a equipe vencedora. Como prêmio, a coordenação da gincana oferece ao vencedor um passeio por pontos turísticos de Curitiba (ônibus da UEPG/PIBID). Os participantes do passeio devem levar lanches. Participam da gincana, os alunos e professores, a equipe pedagógica e a direção do Colégio Estadual Nossa Senhora Da Glória. A gincana registra, também, a participação direta dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática que fazem parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Por reunir esse grupo, alguns professores, além da matemática, decidiram registrar notas referentes ao segundo bimestre das atividades ministradas pela gincana.

Identificação da Equipe: cada equipe será identificada por uma cor. Deve usar criatividade no uso de faixas e bandeirinhas.

Grito de Guerra: com antecedência, a equipe deve criar um grito de guerra criativo para o grupo. O grito será apresentado no início da competição – e será cobrado nos dois dias da gincana.

Mascote da equipe: cada grupo deve apresentar mascote (com traços da matemática) - e representativo do grupo.

Caracterização de um Matemático: o grupo deve participar da prova com a representação um matemático com roupas, sapatos que retratam época.

Painel bibliográfico do matemático caracterizado: a equipe deverá montar um cartaz do matemático caracterizado acompanhado de um resumo de sua importância.

Paródia matemática: cada equipe deve transformar uma letra de música numa paródia para temas da matemática.

Revezamento: as equipes escolhem quatro alunos para quatro provas de raciocínio lógico e matemático. As provas respondem à seguinte forma: tangram (quadrado), Torre de Hanói, tangram (figura diversa) e cubo mágico (uma face).

Torta na Cara: é o momento do “quiz”, com perguntas rápidas. Quem acertar terá o direito da torta na cara do “adversário”. No caso de errar o alvo, transformasse em vítima (leva torta na cara).

Corrida do saco: uma das mais tradicionais brincadeiras de gincana entra na comemoração do Dia da Matemática.

Desfile com formas geométricas
: um integrante de cada equipe terá que desfilar com a roupa confeccionada pelo seu grupo. As roupas devem ter formatos geométricos. No momento do desfile, a equipe terá um apresentador (a) para divulgar o nome do modelo e o formato geométrico.

Completando recipientes: a brincadeira consiste em preencher recipientes em sua totalidade com variada quantia de líquidos. Recipientes de diferentes formas e tamanhos estarão sobre a mesa – e o aluno terá certa quantidade de líquido em uma jarra para encher um dos recipientes que está sobre a mesa. Com essa atividade, os alunos desenvolvem habilidades nas quais relacionam tamanho com quantidade, e registram que recipientes de diferentes formas podem conter o mesmo volume.

Esta notícia foi publicada em 30/04/13 no Site da UEPG. Todas as informações são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.