Disciplina - Matemática

Matemática

01/08/2013

Organização curricular da matemática no Ensino Médio

Fonte: UNESP - Redação: Lucas

Publicado na revista Ciência e Educação da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, o artigo 'Organização curricular da matemática no Ensino Médio: a recursão como critério', de Marcio Antonio da Silva, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Célia Maria Carolino Pires, do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), tem como objetivo fomentar discussões sobre a organização curricular da Matemática no Ensino Médio brasileiro, por intermédio da apresentação de resultados de pesquisas que convergem para a necessidade da quebra do paradigma organizacional linear, ilustrado por metáforas como: do balde, do edifício e da cadeia de elos.
Para superação deste modelo, são apresentadas três outras metáforas (do currículo em espiral, do currículo em rede e do currículo fractal) que expressam uma forma relativamente nova de se conceber o conhecimento, em uma perspectiva pós-moderna e influenciada pela Teoria da Complexidade.
É analisada a recursão como um critério organizacional dos currículos de Matemática, contemplando o que nomeamos de aspectos inter e intramatemáticos. Concluímos que os conteúdos matemáticos podem ganhar mais significado quando amplamente contextualizados em outras disciplinas e em outros blocos de conteúdo, bem como referenciando assuntos já estudados em séries anteriores, porém, em novos contextos e em situações mais sofisticadas.

Acesse o artigo
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a02v19n2.pdf

Sobre a publicação
Ciência & Educação é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp, Campus de Bauru. Idealizada inicialmente em 1995 com a finalidade de divulgar os artigos elaborados a partir dos seminários proferidos dentro da programação dos Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, transformou-se posteriormente em órgão de divulgação dos trabalhos produzidos pelo curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática e pelo curso de Mestrado em Educação para a Ciência, com área de concentração em Ensino de Ciências, iniciados em 1995 e 1997, respectivamente. A partir do volume 5, Ciência & Educação passou a ser publicada em dois números anuais, com corpo editorial, e estendeu-se a todos os pesquisadores do Brasil e do exterior interessados em divulgar resultados de pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e áreas afins. Desde seu primeiro número, Ciência & Educação tem sido financiada parcialmente pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da Unesp. A partir do volume 7, número 2, passou a contar com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os artigos são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores experientes no assunto.
Acesse a revista
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso

Esta notícia foi publicada em 29/07/13 no Portal Universidade. Todas as informações são responsabilidade do autor.
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