Disciplina - Matemática

Matemática

02/09/2013

Alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática recebem premiação no DF

Da Agência Brasil

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) entregou na última quinta-feira (29) medalhas para alunos vencedores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 140 alunos foram premiados, em cerimônia no Museu da República, com a presença de professores, gestores das escolas e parentes.

Os professores Reginaldo Ramos de Abreu, coordenador da Obmep no DF, e Renato Bertolino, coordenador da olimpíada na secretaria, destacaram que a competição mostra a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

— Um país se faz com ciência, com tecnologia e desenvolvimento, e a matemática é a base de tudo isso — disse Abreu.

Aluno do Colégio Militar de Brasília, Francisco Gregório de Amorim Junior, de 15 anos, disse que ficou orgulhoso com a premiação, pois teve que estudar bastante para participar da olimpíada. Ao total, foram 17 alunos medalhistas de ouro, 36 de prata e 88 de bronze, de diversas escolas públicas da capital federal.

A professora do Centro de Ensino 9 de Ceilândia e coordenadora do projeto Matemática Todo Dia, Alessandra Lisboa, destacou que olimpíadas que envolvem o conhecimento despertam talentos. Segundo ela, muitos desses alunos melhoram seu desempenho em sala de aula e posteriormente são aprovados em universidades federais.

A Obmep é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A olimpíada, no entanto, é realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), junto com as secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

Esta notícia foi publicada em 30/08/13 no R7. Todas as informações são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.