Disciplina - Matemática

Matemática

27/09/2013

Brasil fica em 1º lugar na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Estudantes brasileiros do ensino médio levaram o Brasil ao primeiro lugar na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), encerrada nesta sexta-feira (27) no Panamá. Além da vitória por equipes, o Brasil ganhou uma medalha de ouro e três de prata. O evento contou com a participação de 78 jovens com idades que variam entre 13 e 18 anos de 20 países de América Latina, Portugal e Espanha.

Rodrigo Sanches Ângelo, de São Paulo, foi o grande destaque da equipe brasileira conquistando a medalha de ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos. Os estudantes Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Victor Oliveira Reis (PE) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) obtiveram a prata com 41, 40 e 35 pontos respectivamente.

Com este resultado a equipe brasileira garantiu, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por países, com 158 pontos, seguido pela equipe de Portugal que obteve 154 pontos e México com 153 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro (RJ) e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo (SP).

Na olimpíada, os estudantes tiveram de problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia.

A próxima edição da OIM será em Honduras, em 2014. Para participar, os competidores precisam ter no máximo 18 anos de idade e não podem ter participado da competição em duas edições anteriores. A equipe brasileira é formada a partir do resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Esta notícia foi publicada em 27 de setembro de 2013 no G1. Todas as informações são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.